quarta-feira, setembro 20, 2006

Viseu recebe segundo maior centro comercial da Península

O novo e renovado Palácio do Gelo vai abrir em Março de 2007, sendo o segundo maior centro comercial da Península Ibérica. Vai dispor de 200 lojas, 12 salas de cinema, restaurantes, spa e uma nova pista de gelo, que dá nome ao shopping.

O investimento, promovido pelo Grupo Visabeira, ronda os cem milhões de euros, ocupa 175 mil metros quadrados, divididos por nove pisos e irá empregar mais de três mil pessoas. O empreendimento surgiu a partir do velhinho Palácio do Gelo, inaugurado há dez anos e que na altura se traduziu num complexo de congressos, desporto e lazer e que revolucionou o lazer na região ao introduzir a primeira pista de gelo coberta do País.

Situado na Rotunda de Nelas, em plena circular sul, contará com bons acessos e irá ainda dividir a área com escritórios e a sede do grupo promotor. Factos e números que já suscitam preocupações com a Associação Comercial do Distrito de Viseu encabeçada por Gualter Mirandez, a alertar para o facto de a nova estrutura poder conduzir ao "descalabro do comércio tradicional", defendendo por isso uma parceria entre o Grupo Visabeira e a associação, por forma "a minorar o impacto no comércio tradicional".

Durante a apresentação do edifício, ontem, Pedro Reis, vice-presidente da Visabeira, relembrou o início da odisseia, que começou há um ano e que se "traduz nas maiores obras de sempre". Isto porque ao "ao longo dos últimos dez anos o Palácio do Gelo foi ampliado por algumas vezes", no entanto, "estas são as obras de maior dimensão efectuadas e que permitem ao complexo, em termos de grandeza, ficar logo a seguir ao Colombo, em Lisboa".

A pista de gelo, que deu nome ao complexo, apesar de manter as actuais dimensões, "irá passar para um piso superior", adianta. Quanto ao "palácio", irá manter as suas vertentes na área desportiva, dispondo de uma piscina olímpica coberta e mais três de menores dimensões, squash e ginásios. A aposta na área da saúde reflecte-se no spa e no clube da saúde. Estes equipamentos irão usufruir dos dois primeiros pisos, sendo que serviços e hipermercado ficam no piso 3, enquanto as restantes lojas ocuparão o piso 4 e 5. Os cinemas e a cultura irão ficar instalados no piso 6. Já o piso 7 receberá a pista de gelo, terraços e restaurantes, enquanto os dois últimos pisos irão receber escritórios.

Um investimento que leva Fernando Nunes, presidente do Conselho de Administração do Grupo Visabeira, a apontá-lo como "exemplo de política de desenvolvimento feita por um grupo multinacional mas com origens e sede em Viseu", disse. Grupo que desenvolve negócios em diversas áreas e tem crescido a uma média anual de 17%, atingindo em 2005 os 330 milhões de euros de volume de negócios.
Fonte: DN

Sem comentários: