sábado, setembro 23, 2006

Lagos convida Niemeyer

Um dos mais famosos arquitectos do Mundo, Oscar Niemeyer, que projectou Brasília, capital do Brasil – a sua obra mais conhecida –, poderá vir a deixar a sua marca na cidade algarvia de Lagos. Niemeyer foi contactado pela Câmara local para participar na concepção do Fórum Nacional dos Descobrimentos.

Júlio Barroso, presidente da autarquia, aproveitou uma deslocação ao Rio de Janeiro, em Dezembro do ano passado, para estabelecer os primeiros contactos com o arquitecto. O edil levou na bagagem imagens da cidade e falou do projecto de criação do Fórum dos Descobrimentos. E, garantiu ao CM, “Niemeyer mostrou-se entusiasmado, tendo enviado a Lagos, há cerca de quatro meses, o seu braço-direito e um neto”. Barroso explica que “não foi assumido um compromisso, mas as coisas estão bem encaminhadas”.

A autarquia pretende que Niemeyer seja responsável pela concepção de um dos pólos do Fórum (na zona do porto) e pela requalificação urbanística da área envolvente aos Paços do Concelho, obra que implicará alterações arquitectónicas no edifício que alberga os CTT e a PT, com as quais a Câmara já está em negociações para formar parcerias.

Em relação aos Paços do Concelho (edifício do séc. XVIII), a ideia é renová-lo a nível arquitectónico e de design interior, tornando-o no núcleo central do Fórum dos Descobrimentos. As obras iniciar-se-ão quando estiver concluído o novo edíficio que albergará a Câmara.

Para ligar o núcleo central ao pólo na margem esquerda da ribeira de Bensafrim, Niemeyer deverá – caso aceite o convite – conceber uma ponte pedonal e para bicicletas.

PERFIL

Nascido a 15 de Dezembro de 1907, no Rio de Janeiro, Oscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares é um dos nomes mais influentes na arquitectura moderna. Pioneiro na exploração do cimento armado, estreou-se em nome próprio em 1943 com o projecto da Pampulha, um conjunto de prédios em Minas Gerais edificado seis anos após o ateliê onde trabalhava com Lúcio Costa e Carlos Leão ter ganho o concurso para projectar o edifício do Ministério da Educação e Saúde.

Em 1943 integrou a equipa de arquitectos que projectou a sede da ONU, em Nova Iorque, e nos anos 60 dividiu com Lúcio Costa o desenho daquela que viria a ser a sua obra-prima: Brasília. Impedido de trabalhar no Brasil em 1966, exila-se em França, só regressando ao seu país nos anos 80.

NÚCLEOS
SEDE

O Fórum dos Descobrimentos terá quatro núcleos e sede no actual edifício dos Paços do Concelho, que ficará dotado de auditório, centro de recursos interactivos dedicado aos Descobrimentos, galerias de exposições e centro de investigação e documentação.

INVESTIGAÇÃO

Na margem esquerda da ribeira de Bensafrim serão construídos dois edifícios, funcionando como um complexo de formação, investigação, interpretação e exposição sobre o mar, os Descobrimentos e a lusofonia.

REQUALIFICAÇÃO

O edifício que alberga a PT e os CTT (nas traseiras da Câmara) poderá integrar um centro de interpretação dedicado à história e à globalização das comunicações.

CIÊNCIA

Na antiga Casa Fogaça ficará instalado o Centro de Ciência Viva, que terá como temática a ‘Ciência e Técnica dos Descobrimentos’ e deverá abrir em finais de 2007.
Fonte: Correio da Manhã

Sem comentários: