segunda-feira, outubro 02, 2006

Novos túneis vão desviar trânsito da Baixa de Lisboa

Vai nascer a Circular das Colinas para desviar o trânsito da zona antiga de Lisboa. O projecto, que inclui a construção de novos túneis, faz parte do plano de requalificação da Baixa apresentado esta tarde
Foi apresentada, hoje, a nova Circular das Colinas. O projecto faz parte do plano de requalificação da Baixa Chiado e é uma tentativa de descongestionar a circulação automóvel naquela zona de Lisboa.

O projecto terá ainda de ser discutido e aprovado pela Câmara e pela Assembleia Municipal, antes de poder avançar.

Segundo o arquitecto responsável pela proposta, Manuel Salgado, esta «via de velocidade reduzida é um projecto que já vem dos anos trinta e que tem vindo a ser adiado», mas que será essencial para desviar o trânsito que atravessa todos os dias a Baixa da capital.

A Circular das Colinas será constituída por um conjunto de vias já existentes, que serão completadas por túneis em alguns trechos. De acordo com o projecto hoje apresentado pela vereadora Maria José Nogueira Pinto, este será o «único eixo circular a servir o centro da cidade a sul do Marquês de Pombal», constituindo uma forma de acesso privilegiada aos bairros históricos das colinas que circundam a Baixa.

Segundo os responsáveis pelo plano, além de aumentar a qualidade de vida daquela zona e de baixar os níveis de poluição, a Circular das Colinas poderá ainda contribuir para melhorar a acessibilidade de outras zonas de Lisboa.

Numa primeira fase, será efectuada a ligação entre a Avenida Infante D. Henrique e a Avenida Almirante Reis, através da construção de um túnel sob a Penha de França.
Fonte: Sol

Sem comentários: