sábado, outubro 07, 2006

Consórcio despedido da obra no túnel do Rossio

Não será o consórcio Teixeira Duarte/Epos a concluir o restauro do túnel ferroviário do Rossio, encerrado desde 2004 na sequência de pareceres técnicos que admitiam a hipótese de derrocada. Ontem, a Refer - Rede Ferroviária Nacional decidiu que as alterações ao projecto inicial apresentado pela empresa para concluir a obra"não evidenciam qualquer vantagem para o dono de obra" e têm "elevados riscos de concretização, sem garantia de fiabilidade do cumprimento do prazo objectivo".

A Refer tinha já decidido rescindir o contrato com aquele consórcio em finais de Agosto passado então, as empresas propuseram um adiamento de cinco anos na entrega da obra, para Novembro de 2011. Essa rescisão inicial foi posteriormente suspensa por 30 dias, depois de o consórcio se ter comprometido a apresentar um novo projecto que viabilizasse a entrega da obra em Agosto de 2007, um ano depois do inicialmente previsto.

Em declarações recentes à Lusa, o presidente da Refer, Luís Pardal, admitia aceitar o adiamento por um ano, caso o consórcio apresentasse "garantias financeiras e técnicas" de conclusão no novo prazo. Para a Refer, já era óbvio que a rescisão do contrato, "implicaria sempre uma demora muito maior", na conclusão da obra, mesmo que viesse a ser directamente adjudicada.

Rui Ramos, porta-voz da Refer, referiu ao JN que as razões genéricas invocadas no comuincado ontem emitido pela empresa para justificar a rescisão do contraro serão explicitadas dentro de uma semana. Da parte da Teixeira Duarte, e não obstante a promessa de um comentário, não foi possível chegar à fala com nenhum responsável.

A obra de reabilitação do túnel do Rossio foi adjudicada ao consórcio liderado pela Teixeira Duarte em Junho do ano passado, por cerca de 32 milhões de euros.O prazo de execução era de 13,5 meses, a partir do início de Julho 2005. Era suposto que a obra estivesse concluída entre Agosto e Setembro deste ano.

Inspecções do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) concluíram que o túnel apresentava anomalias graves ao quilómetro 2,020, onde ocorrera um abatimento e se verificavam quedas de placas de reboco e placas soltas no tecto.

Nascida no ano de 1921

É uma das maiores empresa de construção civil do país. Fundada pelo engenheiro Ricardo Esquível Teixeira Duarte, iniciou actividade em 1921, tornou-se uma sociedade por quotas em 1934, foi transformada em sociedade anónima em 1987 e foi admitida na Bolsa de Valores no ano seguinte.

No âmbito da construção civil e industrial,a Teixeira Duarte tem sido responsável por projectos de grande dimensão, incluindo várias obras públicas, bem como por grandes projectos de infraestruturas. O desenvolvimento da actividade principal permitiu-lhe expandir-se para áreas como a imobiliária, a gestão de fundos imobiliários ou a a comercialização de combustíveis. A partir dos anos 70 começou a instalar-se em países como Venezuela, Angola ou Moçambique.

Fonte: JN

Sem comentários: